top of page

1 E / 1F/ 1G - ORIENTAÇÕES - SEGUNDA QUINZENA- GEOGRAFIA - TURMAS

  • Foto do escritor: Professora Caroline
    Professora Caroline
  • 13 de abr. de 2020
  • 5 min de leitura

Atualizado: 14 de abr. de 2020

Olá, aluno(a).

Hoje daremos início à nossa segunda quinzena de atividades. Este estudo abordará os seguintes temas:

· Representação do espaço geográfico: a construção de mapas

· Linguagem Cartográfica e a leitura de mapas

Para isso, continuaremos com a leitura dos textos disponíveis em nosso livro didático, Fronteiras da Globalização, UNIDADE 2, página 44 até 61.

Ainda como fonte de consulta sobre o tema podemos utilizar o material em PDF, disponível nesse link:

Para melhor auxiliar na compreensão destes conhecimentos, apresento abaixo, algumas sugestões de vídeo aula. Assista e caso tenha dúvida sobre o tema enviem perguntas através plataforma wix.com que estarei respondendo-as.

Sugestões:

História da cartografia

Orientação e cartografia

Tipos de mapas, sensoriamento remoto e anamorfose.

PRIMAIRA ATIVIDADE

Registre em seu caderno este breve resumo.

REPRESENTAÇÃO CARTOGRÁFICA: Os mapas foram a primeira forma de expressão utilizada, surgindo antes mesmo da escrita.

CARTOGRAFIA: Ciência que representa graficamente uma área ou superfície geográfica por um mapa.

ELEMENTOS DO MAPA: Além das coordenadas geográficas (localização) e da indicação do norte (orientação), um mapa precisa ter:

® TÍTULO: que nos informa quais são os fenômenos representados;

® LEGENDA: que nos mostra o significado dos símbolos utilizados;

® ESCALA: que permite calcular as distâncias no terreno a partir de medidas feitas na representação.

TIPOS E PRODUTOS CARTOGRÁFICOS:

® GLOBO- representação muito pequena. É a mais fiel

® MAPA – representação gráfica em pequena escala

® CARTA – representação dos aspectos naturais

® PLANTA- representação gráfica em grande escala

® CROQUI - é um esboço e não obedece a rotina técnica para a elaboração de mapas.

Os mapas, de acordo com seus objetivos e finalidades, podem ser divididos em três tipos:

® MAPAS GERAIS (cartas topográficas)

® MAPAS ESPECIAIS

® MAPAS TEMÁTICOS

ESCALAS: O mapa/carta/planta é uma redução proporcional da realidade. E é a escala que estabelece quantas vezes o espaço real sofreu redução. A ESCALA é considerada PEQUENA quando se reduzem muito os elementos. Ex.: 1:500000 ou 1:1000000. É considerada GRANDE quando os elementos são pouco reduzidos. Ex.: 1:100 ou 1:5000

As escalas podem ser indicadas de duas maneiras, através de uma representação numérica ou de uma representação gráfica.

® Numérica – é representada por uma fração e normalmente é dada em centímetro. Exemplo: 1 = dimensão gráfica =500.000 dimensão real= 1/500000 ou 1:500000

® Gráfica – é representada por uma linha reta graduada, tendo como módulo básico o centímetro. Exemplo: 0 120 km

CLASSIFICAÇÃO DAS PROJEÇÕES: Os tipos de propriedades geométricas que caracterizam as projeções cartográficas, em suas relações entre a esfera (Terra) e um plano (mapa), são:

® Conformes – os ângulos são mantidos idênticos (na esfera e no plano) e as áreas são deformadas.

® Equivalentes – as áreas apresentam-se idênticas e os ângulos deformados.

® Equidistantes - é a que não apresenta deformações lineares, isto é, os comprimentos são representados em escala uniforme.

® Afifáticas – as áreas e os ângulos apresentam-se deformados. Não possui nenhuma das propriedades anteriores. EQUIVALÊNCIA, CONFORMIDADE E EQUIDISTÂNCIA VARIAM

Quanto ao tipo de superfície adotada, são classificadas em: CILÍNDRICAS, PLANAS OU AZIMUTAIS E CÔNICAS.

® PROJEÇÃO CILINDRICA

· DE MERCATOR: Gerard Mercator (1512-1594) desenvolveu seu trabalho, durante as grandes navegações do século XIV. Do continente europeu partiram navios para a África, América e Ásia. A projeção é a mais apropriada à navegação marítima e mostra uma visão eurocêntrica do mundo.

· DE PETERS: Peters combateu a imagem de superioridade dos países do Norte representada nos planisférios derivados da projeção de Mercator. Seu pressuposto de que todos os países deveriam ser retratados no mapa-múndi de forma fiel a sua área, dá destaque os países subdesenvolvidos.

® PROJEÇÃO AZIMUTAL (PLANA) - O mapa numa projeção azimutal é construído sobre um plano tangente a um ponto qualquer da esfera terrestre. Este ponto ocupa sempre o centro do mapa. A projeção azimutal é usada, em geral, para representar as regiões polares e suas proximidades e para localizar um país na posição central, tornando possível o cálculo de sua distância em relação a qualquer ponto da superfície terrestre. O emblema da ONU é uma projeção azimutal.

® Projeção Cônica – o mapa é construído imaginando-o desenhado num cone que envolve a esfera terrestre, que é em seguida desenrolado. Essa projeção é utilizada para representar partes da superfície terrestre, como o trecho de um continente. Na projeção cônica, as distorções próximas ao paralelo de contato com o cone são pequenas e aumentam à medida que as superfícies representadas se distanciam desse paralelo.

A Cartografia Brasileira é baseada nos padrões europeus de Cartografia marítima, nos quais a Estrela Polar determina o "Norte". Antes da navegação marítima, o ponto de referência era o Sol, e os mapas apontavam para o oriente. Até hoje, usamos termos como "orientar-se" e "desnorteado". Em um mapa verdadeiramente brasileiro, o ponto de referência seria o Cruzeiro do Sul e não a estrela polar, o Brasil seguramente estaria no centro, e os europeus achariam que estavam sendo representados "de cabeça para baixo". A imagem apresenta o primeiro mapa sob a ótica brasileira, em uma projeção chamada de equidistante, que mede as distâncias de todos os países vizinhos.

SEGUNDA ATIVIDADE

Copie e responda em seu caderno.

(UNEMAT/MT) Questão: Através de uma conferência realizada nos E. U. A. em 1884, ficou estabelecido um sistema mundial de fusos horários. Sobre o assunto, é correto afirmar.

a) O meridiano situado a 90º do meridiano de Greenwich denomina-se Linha Internacional da Data e corresponde ao fuso que faz mudança da data.

b) Existem 12 fusos horários situados a oeste de Greenwich e 12 fusos horários a leste de Greenwich.

c) Pelo Brasil passam quatro fusos horários, sendo dois oceânicos e dois continentais, todos adiantados em relação ao fuso de Londres.

d) A partir do meridiano de Greenwich, a cada 15º de latitude oeste aumenta 1 hora e para leste diminuirá 1 hora.

e) O 1º fuso horário brasileiro equivale ao 4º fuso horário a oeste do meridiano de Greenwich, com 60º de longitude oeste.

(UEMS) Questão: Sobre a cartografia é incorreto afirmar que:

a) o bom uso da linguagem cartográfica compreende a capacidade de entendimento dos símbolos utilizados na representação dos fenômenos geográficos.

b) a indicação da escala utilizada é indispensável para a leitura adequada de produtos cartográficos.

c) o traçado de curvas de nível, ou isoípsas, é um dos recursos cartográficos utilizados para representar o relevo terrestre.

d) na projeção cartográfica de Mercator, a superfície terrestre é representada sobre um cone imaginário.

e) quanto menor a escala de uma representação cartográfica, menores serão os detalhes de cada fenômeno representado.

(UFAM) Questão: Nos dias atuais, os produtos cartográficos como os mapas podem ter suas informações constantemente atualizadas. Existem aparelhos como o GPS, Global Positioning System, ou Sistema de Posicionamento Global, que permitem a localização do homem, dos fenômenos geográficos e das distâncias em qualquer ponto do mundo. Estes instrumentos são direcionados por:

a) satélites

b) submarinos

c) sismógrafos

d) curvímetros

e) clinômetros

(URCA/CE) Questão: Examine as afirmações que se seguem sobre as projeções cartográficas, quanto à sua veracidade (V) ou falsidade (F).

( ) A projeção azimutal é acima de tudo uma projeção geopolítica. Ela expressa, como nenhuma outra, a visão do planeta sob a perspectiva do Estado.

( ) No planisfério de Mercator, as terras da pequena Europa ficam ―valorizadas, enquanto as terras africanas e sul-americanas têm suas dimensões subestimadas.

( ) O planisfério de Mercator é uma projeção cilíndrica de área igual, usada como padrão nos livros e Atlas do mundo todo.

( ) O planisfério de Peters, resulta de uma operação política e ideológica do terceiro mundo, destinada a concorrer com a imagem tradicional e dominante do mundo.

Assinale a alternativa que expressa correta e respectivamente, o preenchimento dos parênteses, de cima para baixo.

a) V-F-V-F

b) V-V-V-F

c) F-F-V-V

d) F-V-V-F

e) V-V-F-V

(UFG/GO) Questão:Para atingir o objetivo de ler e interpretar mapas, o leitor necessita de identificar e analisar os elementos de representação cartográfica. Dentre eles, a escala cumpre um papel importante, visto que é a partir dela que se tem:

a) a localização de um fenômeno na superfície terrestre.

b) a apresentação da superfície esférica no plano.

c) os diferentes fusos horários no globo.

d) a identificação dos diferentes hemisférios terrestres.

e) o nível de detalhe das informações apresentadas.



A entrega desta atividade deverá ser feita dia 20/04/2020


OBS. ESTA SEMANA FAREI A DEVOLUTIVA REFERENTE A PRIMEIRA E SEGUNDA ATIVIDADE E O TRABALHO DE PESQUISA. ASSIM QUE EU REALIZAR A CORREÇÃO, VOCÊ RECEBERÁ EM SEU EMAIL UMA MENSAGEM AVISANDO QUE SUA ATIVIDADE FOI CORRIGIDA E TALVEZ ALGUMAS OBSERVAÇÕES SOBRE O TRABALHO.

2 Comments


Professora Caroline
Professora Caroline
Apr 21, 2020

O mesmo da primeira atividade geocarolprofessora@gmail.com

Like

Diego Curan
Diego Curan
Apr 21, 2020

ja fiz, mas não sei em qual email mandar

Like
bottom of page