top of page

21 de abril é feriado, mas, por quê? Profº. Shirley - História - para todas as turmas do vespertino.

  • Foto do escritor: Shirley Andrea
    Shirley Andrea
  • 21 de abr. de 2020
  • 2 min de leitura

Ora, é dia de Tiradentes, dia de relembrar a Inconfidência Mineira ou Conjuração Mineira, como é menos conhecida. O que é inconfidência? De acordo com o dicionário, inconfidente é aquele que não é confiável ou que não é leal, principalmente ao Estado, o inconfidente é aquele que comete inconfidência. Já conjuração é jurar com, fazer um juramento com alguém.

Os termos inconfidência e conjuração resumem o que aconteceu naquele período (1788-1889), em que um grupo de pessoas, entre elas Joaquim José da Silva Xavier (o Tiradentes), se reuniu para organizar uma rebelião contra a Coroa Portuguesa. Naquela época, o Brasil era colônia de Portugal. O motivo central da rebelião foi a exploração exercida por Portugal em relação à colônia (Brasil), especialmente a cobrança de impostos. O objetivo principal era proclamar a independência da região em relação a Portugal e fundar uma República.

Assim, cometeram inconfidência: não estavam sendo fiéis á Coroa Portuguesa. Também, conjuração: partilhavam ideias que não podiam ser divulgadas. Mas, como o Judas da Bíblia, eis que surge Joaquim Silvério dos Reis Montenegro Leiria Grutes, mais conhecido como Silvério dos Reis, e fez uma “delação premiada”, denunciou os inconfidentes, que foram presos, em troca do seu “favor á Coroa”, Silvério dos Reis recebeu o perdão de suas dívidas. Joaquim José da Silva Xavier foi o único que assumiu oficialmente a culpa pela “inconfidência”, depois de um longo processo, foi condenado à morte por enforcamento, o que aconteceu, em 21 de Abril de 1792. Até 1889, Tiradentes era considerado um traidor. Após a proclamação da República (15 de novembro de 1889), a história da inconfidência como luta pelo ideal republicano foi resgatada. Tiradentes, então, de vilão, passou a herói nacional. Temos então, um feriado para referenciar o sacrifício de sua vida pelo ideal republicano. Para saber mais sobre Inconfidência Mineira: https://www.sohistoria.com.br/ef2/inconfidencia/ Para saber mais sobre Silvério dos Reis: https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2017/04/21/interna_gerais,863893/joaquim-silverio-dos-reis-o-primeiro-delator-a-mudar-a-historia.shtml Além desses textos, deixo o trabalho do Profº. João Teófilo. Ele analisa uma das principais obras que simboliza a execução de Tiradentes, muito comum nos livros didáticos, faz uma comparação com a execução de líderes de outra rebelião, a Conjuração Baiana e levanta uma questão: Por que líderes negros não são lembrados como heróis nacionais? Assim, como Tiradentes?


Obs: Este é um material adicional, serve para apoiar o conhecimento de vocês. Vamos aproveitar este canal que temos para debater os temas que vão surgindo, relacionados á história. Comente/pergunte, caso queira.












 
 
 

留言


bottom of page