Arte - Profª Laurizete - 3º ano D e E
- Laurizete Cação
- 30 de mar. de 2020
- 4 min de leitura
Olá alunos, segue as ATIVIDADES PEDAGÓGICAS COMPLEMENTARES DE ARTE.
Deverão ser entregues no retorno das aulas.
Atividade 1 referente a 23/03/2020:
Este foi o conteúdo que começamos a trabalhar neste bimestre Arte Contemporânea e Movimentos da Arte Contemporânea, observe a parte que você já tem no seu caderno e copie o que falta.
ARTE CONTEMPORÂNEA
Esta era da história da arte nasceu em meados do século XX e se estende até a atualidade. Após a Segunda Guerra Mundial, a humanidade precisava tomar novos rumos e isto ocorreu também no mundo da arte. Foi então que apareceram novos movimentos e novas manifestações artísticas.
Nesse sentido, a arte contemporânea prioriza principalmente, a ideia, o conceito, a atitude, acima do objeto artístico final.
Foi dessa maneira que a Arte Contemporânea rompeu com alguns aspectos da Arte Moderna, ela abandonou diversos paradigmas e trouxe valores para a constituição de uma nova mentalidade.
Ao mesmo tempo ela abriu espaço para diversidade de estilos, perspectivas, técnicas e abrangência de linguagens artísticas, como: dança, música, moda, fotografia, pintura, teatro, escultura, literatura...
MOVIMENTOS ARTÍSTICOS CONTEMPORÂNEOS
A arte na idade contemporânea foi marcada por uma revolução estética que trazia consigo uma sucessão de estilos e movimentos, muitos dos quais de pouca duração e, em sua maioria, centrados na busca de novas direções e princípios inovadores. Os artistas buscavam novas formas de expressão, eles nunca tiveram tanta liberdade criadora, tão variados recursos materiais em suas mãos.
- Arte Conceitual: é um movimento artístico moderno e contemporâneo que surgiu nos anos 60 e 70 na Europa e nos Estados Unidos e, como o próprio nome indica, trata-se de uma expressão artística mais voltada nos conceitos, reflexões e ideias da arte. Em outras palavras, a arte conceitual é uma “arte-ideia”, ela é baseada na indagação: O que é arte?
- Arte Povera: foi um movimento artístico surgido na Itália na década de 60 e que significa literalmente “arte pobre”. A ideia do movimento povera, que se destacou na pintura, escultura, instalação e performance, era de fato propor uma nova reflexão estética sobre o produto artístico ao “empobrecer a arte” e trazer à tona sua efemeridade através da utilização de materiais simples e naturais.
- Op Art: movimento artístico que atingiu seu auge na década de 60 nos Estados Unidos, Nova York, donde ocorreu a primeira exposição no Museu de Arte Moderna de Nova York intitulada “O Olho que Responde”, em 1965.
Baseado em recursos visuais, sobretudo na ilusão de ótica, esse movimento que expressa a sensação de movimento na tela, sendo seu precursor o artista húngaro Victor Vasarely.
- Minimalismo: nas artes plásticas, o minimalismo surgiu em Nova York, ainda na década de 1950, quando um grupo de artistas passou usar poucos elementos para fundamentar suas obras, abusando de atributos visuais criados a partir de um pequeno número de cores.
Eles privilegiaram as formas geométricas simples, puras, simétricas e repetitivas, reduzindo os objetos aos seus aspectos de reprodução em série para que eles sejam mais bem percebidos em seu próprio contexto. Primavam pelo mínimo de recursos e elementos, reduzindo todos seus aspectos ao nível essencial.
O designer gráfico francês Outmane Amahou criou uma série de ilustrações minimalistas dos principais movimentos artísticos, usando elementos característicos das obras dos artistas, como o relógio derretido de Salvador Dalí, a lata de sopa Campbell’s do Andy Warhol, o grito de Munch, etc. Um trabalho simples e inteligente.
- Pop Art: também chamada de arte popular, sua ideia é reutilizar imagens da sociedade de consumo, fazendo repetições de imagens e variações cromáticas, se caracteriza pela utilização de cores vivas.
Andy Warhol tornou-se o representante mais conhecido da Pop Art no Mundo. Ficou famoso por retratar ídolos da música popular e do cinema.
No Brasil, a Pop Art surgiu no contexto da ditadura militar e foi usada como instrumento de crítica.
Os principais nomes da pop art brasileira são: Romero Britto, Antonio Dias, Claudio Tozzi.
Atividade 2 referente a 30/03/2020:
Copie as questões no seu caderno e responda:
1- Entre os movimentos da arte contemporânea, qual o que se preocupa em criar reflexões visuais no público e foi capaz de revolucionar muitos aspectos da arte?
2- No Brasil, a Pop Art surgiu no contexto da ditadura militar e foi usada como instrumento de crítica. Cite um dos artistas que representa a Pop Art brasileira:
3- Qual movimento de arte contemporânea usava o mínimo de recursos e elementos utilitários, reduzindo todos seus aspectos ao nível essencial e a simplificação extrema das formas?
4- A arte contemporânea nasceu em meados do século XX e se estende até a atualidade. O que a arte contemporânea prioriza?
5- O que os artistas contemporâneos buscavam?
6- A Pop Art foi um dos movimentos de destaque da arte contemporânea, onde a ideia é reutilizar imagens da sociedade de consumo. Quem foi um dos iniciadores da Pop Art?
7- A “Op Art” foi um movimento artístico que atingiu seu auge na década de 60 nos Estados Unidos, onde ocorreu a primeira exposição no Museu de Arte Moderna de Nova York. Qual o título dessa exposição?
8- A Arte Conceitual surgiu nos anos 60 e 70 na Europa e nos Estados Unidos e, como o próprio nome indica, trata-se de uma expressão artística mais pautada nos conceitos, reflexões e ideias. Em outras palavras, como podemos chamar a arte conceitual?
9- A arte contemporânea foi marcada por uma revolução estética que trazia consigo uma sucessão de movimentos, um deles foi a Arte Povera. A ideia deste movimento, era de fato propor uma nova reflexão estética, mas, o que quer dizer arte Povera?
Atividade 3 referente a 06/04/2020:
Na Pop Art o artista trabalhava com a repetição de imagens e variações cromáticas.
No seu caderno de desenho, faça 4 desenhos iguais e pinte com cores diferente conforme a Pop Art.
Exemplos:



Comments