II. 2º E/F, LP, professora Gislaine (semana 30/03 a 06/04/2020)
- Gislaine
- 28 de mar. de 2020
- 5 min de leitura
Atualizado: 30 de mar. de 2020
Boa noite, meus queridos!
Aqui está uma atividade avaliativa para ser entregue ao retorno das aulas presencias. Quem quiser pode copiar, responder e depois imprimir. Caso não possa imprimi copie apenas o enunciado das questões colocando as respostas.
Dúvidas envie nos comentários.
Professora Gislaine.
II. Atividade referente ao período de 23/03 a 06/04/2020 – Aulas suspensas/Pandemia Corona vírus. 2ºE/F – Língua Portuguesa – Professora Gislaine (Semana de 30/03 a 06/04/20) – Leia atentamente as instruções e procure seguir o passo a passo. Caso tenha dúvidas registre-as e entre em contato através dos canais disponibilizados pela escola. → Dando continuidade a nossa revisão faça os seguintes exercícios para entregar em 07/03/2020. (Ao retornamos com aulas presenciais)
ATIVIDADE AVALIATIVA 2ºANOS E/F - LÍNGUA PORTUGUESA E. E. ADVENTOR DIVINO DE ALMEIDA PROFESSORA: GISLAINE VIEIRA CARVALHO ALUNO (A): _________________________________ 2º ANO_______ ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA Leia o texto para responder às questões 1 e 2. “Devemos começar por estabelecer uma distinção entre literatura e estudo da literatura. Trata-se de duas atividades distintas: uma é criadora, uma arte; a outra, embora não precisamente uma ciência, é, no entanto, uma modalidade do conhecer e do aprender.” (RENÉ WELLEK e AUSTIN WARREN, Teoria da Literatura) Assinale a única opção correta, de acordo com o texto. 1. Segundo o texto: A. o estudo da literatura é uma manifestação da arte. B. o estudo da literatura é uma atividade científica. C. a literatura é uma modalidade do conhecer e do aprender. D. a literatura é uma manifestação da arte. 2. Pode-se inferir do texto que o estudo da literatura é: A. uma atividade criadora e, como tal, está centrada no uso da imaginação. B. uma atividade artística e, como tal, está isenta de um julgamento crítico. C. uma modalidade do conhecimento científico e, como tal, centrada exclusivamente na razão. D. uma modalidade do conhecer e do aprender e, como tal, para constituir conhecimento, tem de ser racional. Leia o texto a seguir e responda o que se pede nos números 3 e 4. O que leva o homem a criar obras de arte? Sem dúvida uma das razões é a necessidade premente de enfeitar e de decorar o mundo à sua volta, necessidade que faz parte de um outro desejo, mais vasto, não o de recriar o mundo à sua imagem, mas antes o de dar a si próprio e ao mundo que o cerca nova forma ideal. A arte, porém, é muito mais do que decoração, carregada como está de significado, ainda quando esse significado é pobre ou obscuro. A arte permite-nos transmitir nossa percepção de coisas que não podem ser expressas de outra forma. [...] H.W. Janson. 3. Para H.W. Janson, quais são as três razões que levam o homem a criar obras de arte? 4. Considerando a resposta da questão anterior, explique: para o autor, a obra de arte deve representar o mundo com realismo, ou seja, reproduzir fielmente a aparência das coisas? 5. Com base no conceito de literatura como arte poética e ficcional, alguns textos são literários, outros, não. Observe as declarações que se fazem sobre eles. I.A linguagem utilizada pelos autores de textos não literários é a denotativa. II. A função principal dos textos não literários é informar, esclarecer, convencer. III. O texto literário tem uma função estética, enquanto o não literário tem função literária. IV. A função principal dos textos literários é comover, despertar sentimentos, provocar a reflexão. V. O autor, no texto literário, procura recriar a realidade, utilizando, principalmente, a linguagem conotativa. Assinale a alternativa mais adequada a respeito das declarações anteriores.
a) São todas falsas. b) São todas verdadeiras. c) São verdadeiras apenas a II e a IV. d) São falsas a I e a II. e) São falsas a IV e a V.
6. O poema a seguir foi escrito pelo português Fernando Pessoa (1888-1935). Leia-o e responda ao que se pede.
Autopsicografia – Fernando Pessoa (poeta português)
O poeta é um fingidor.
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente.
E os que lêem o que escreve,
Na dor lida sentem bem,
Não as duas que ele teve,
Mas só a que eles não têm.
E assim nas calhas da roda
Gira, gira a entreter a razão,
Esse comboio de corda
Que se chama coração.
a) Explique, com suas palavras, a definição de poeta presente na primeira estrofe.
b) Na segunda estrofe é trabalhada a reação do leitor diante do poema. Que reação é essa?
c) Qual a reação prevista, no poema, entre o poeta e o leitor?
d) Qual o tema do poema de Fernando Pessoa?
Agora, com base no que você estudou e nas reflexões que você fez, resolva as questões a seguir.
7. O que é literatura pra você?
8. Qual a matéria prima, função e origem da literatura?
9. Assinale a alternativa correta.
a) A principal função da arte é tornar o mundo mais bonito e mais aceitável. Por isso, a produção de arte decorativa é a principal atividade e a principal preocupação dos artistas.
b) O mudo ideal é sempre melhor que o mundo real. A recusa deste último pelos artistas faz com que as grandes obras de arte sempre recriem a realidade de um modo mais belo e mais aceitável.
c) Entre a realidade e a representação artística, interpõe-se a percepção pessoal e profunda do artista. A obra, mesmo estando ligada às convenções artísticas de sua época, torna-se a expressão insubstituível dessa percepção.
d) O valor de uma obra de arte deve ser medido pelo critério de realismo, ou seja, da fidelidade com que ela representa o seu assunto. Tanto melhor e mais perfeita é uma obra, quanto mais ela cria a ilusão de realidade.
10. Assinale a alternativa incorreta.
a) Para cumprir sua função, a obra de arte deve atingir o maior número possível de receptores (observadores, leitores, ouvintes). Por isso ela deve ater-se ao senso comum.
b) A informação de que “a arte permite-nos transmitir a nossa percepção de coisas que não podem ser expressas de outra forma” significa que a forma e o conteúdo de uma obra são dimensões inseparáveis. Toda mudança na forma provocaria alguma mudança no conteúdo.
c) a leitura de um resumo ou de uma paráfrase, por mais completos e fiéis que sejam, não equivale à leitura da própria obra. Só a forma original criada pelo autor pode produzir a totalidade, a intensidade e a complexidade do seus significados.
d) Nossa época possui seus conceitos de arte e de literatura. Mas esses conceitos não são definitivos, pois, sendo criações humanas, as artes se transformam com as mudanças do homem e da sociedade.
OBS.: As atividades de registro no caderno correspondem ao CPF (Caderno, presença e frequência) e as para entregar correspondem a AM (Avaliação Mensal). Quanto a AU (Avaliação Unificada) já teremos retornado as aulas presenciais. No entanto, qualquer alteração em datas e outras atividades aviso.
Bons estudos!
Professora Gislaine



Olá, Yasmin!
Desculpe, mas o site não permite anexar em pdf, mas você pode copiar as atividades direto do site e jogar no word para imprimir. Vou tentar anexar a imagem da atividade, talvez consigam imprimir assim.
Cuide-se e bons estudos!
Dúvidas pergunte.
Professora a senhora poderia mandar a atividade em pdf para a gente imprimir ?