PROJETO DE VIDA - 2º Ano A/ B/ D - Ensino Médio
- Profª. Fernanda Serafim
- 24 de mar. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 25 de mar. de 2020
As competências socioemocionais se manifestam em pensamentos, sentimentos e comportamentos e, uma vez consolidadas, tendem a afetar diferentes âmbitos da vida do(a) estudante. O desenvolvimento dessas competências se dá ao longo da vida, com base em experiências formais, como a escola, e informais, como ocorrências específicas da vida da pessoa.
Existem diferentes modelos que identificam e organizam as competências socioemocionais. No caso do Diálogos Socioemocionais, a matriz de fundamentação é baseada em um modelo científico que delimita cinco macrocompetências, conforme descrição a seguir.
ABERTURA AO NOVO – descreve o grau com que uma pessoa se mostra criativa, sensível a diferentes estéticas, imaginativa e curiosa por ideias e outros modos de vida.
AUTOGESTÃO – descreve o grau com que uma pessoa é centrada, organizada, diligente, focada, pontual e persistente.
ENGAJAMENTO COM OS OUTROS – descreve o grau com que uma pessoa tem interesse por se socializar, fazer amigos(as), ser gregária e experimentar o cotidiano com disposição e energia.
AMABILIDADE – descreve o grau com que uma pessoa é capaz de se colocar no lugar do outro, sentir compaixão, acreditar nas boas intensões de outra pessoa e respeitá-la.
RESILIÊNCIA EMOCIONAL – descreve o grau com que uma pessoa é atravessada por sentimentos de ansiedade, raiva e insegurança quando submetida a pressões interpessoais, estresse e frustrações.

OS PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO INTEGRAL
Tem como orientação a formação para a AUTONOMIA, entendida aqui como a capacidade para 1) FAZER ESCOLHAS NA ESCOLA E AO LONGO DA VIDA, tendo em vista o projeto de futuro dos estudantes, 2) TOMAR DECISÕES a respeito de questões pessoais e coletivas e 3) usufruir da liberdade de ser, pensar, decidir e agir de modo saudável, RESPONSÁVEL E ÉTICO.
* Integração e articulação de diferentes áreas de conhecimento.
* Apresentação de propostas inovadoras, desenvolvendo a aprendizagem por meio da prática.

O PROTAGONISMO ESTUDANTIL
As(Os) estudantes são responsáveis por identificar e escolher os próprios interesses e anseios e os problemas do contexto em que vivem para, a partir daí, planejar os caminhos que pretendem percorrer em direção à aprendizagem, sempre trabalhando em times (grupos). Esse processo demanda que eles dialoguem, negociem argumentos e vontades, se corresponsabilizem pela aprendizagem e tomem decisões conjuntas.
* Práticas de aprendizagem em que as(os) estudantes aprendam por meio da interação consigo, com o Outro e com o mundo.
* Valorização das propostas de estudo apresentadas pelas(os) estudantes.
* Escolha responsável do tema a ser estudado pelas(os) estudantes, com o objetivo de apresentar soluções para problemas enfrentados pela comunidade escolar.
* Engajamento intencional das(os) estudantes, trazendo seus interesses e sua participação para o centro das aprendizagens, o que implica no reconhecimento de suas diferenças pessoais e identitárias.
Exercícios de Fixação:
1. De acordo com as cinco macrocompetências socioemocionais, escolha a que você considera já possuir e dê um exemplo em que ela foi aplicada.
2. De acordo com as cinco macrocompetências socioemocionais, escolha a que você considera mais importante para a sua vida, para a vida em sociedade e justifique cada escolha/resposta.
3. Quais são as áreas de estudo que você têm maior afinidade e como podemos relacioná-las com as competências socioemocionais? Explique:
Observação: O texto pode ser impresso, recortado e adicionado ao caderno.
As atividades devem ser copiadas e respondidas no caderno.
Qualquer dúvida estou à disposição: professoraserafim@gmail.com.
Fiquem em casa!!!
Comments