PRÉ-MODERNISMO- 2ºC/D - LÍNGUA PORTUGUESA
- scmorais1712
- 26 de mar. de 2020
- 2 min de leitura
DISCIPLINA: Língua Portuguesa
PROF: Maria Nazareth Bezerra
ATENÇÃO: A atividade consiste na leitura dos textos abaixo e posterior realização das questões. O aluno poderá realizar a impressão da atividade e colar no caderno, ou transcrever toda atividade para respondê-la no caderno além da opção de enviar pelo e-mail ou na nossa sala de aula do Google.
1 – Introdução
Nas primeiras décadas do século XX, surgiram no Brasil alguns escritores que, diferentemente da grande maioria, tiveram uma outra atitude perante a nossa realidade sociocultural.
Expressando uma visão mais crítica e penetrante dos problemas brasileiros, autores como Euclides da Cunha, Monteiro Lobato, Graça Aranha e Lima Barreto, em maior ou grau acabaram por antecipar uma das tendências que marcaram decisivamente o Modernismo, que é justamente a criação de uma literatura que investigasse e questionasse mais profundamente o Brasil. Por suas características, portanto, esses autores podem ser considerados pré-modernos.
Como é possível perceber o regionalismo contribuiu para o aumento do interesse pela literatura descritiva da ‘realidade’ brasileira.
No entanto ainda não existia um senso crítico, pois os escritores regionalistas, de um modo geral, preocuparam-se apenas em retratar o interior do Brasil no que ele apresentava de pitoresco e curioso, sem intensão de analisá-lo profundamente.
Portanto, podemos dizer que a diferença principal entre os autores considerados pré-modernos está no fato de expressarem em suas obras a consciência de alguns dos problemas que afetavam o a realidade brasileira, fazendo a denúncia dos desiquilíbrios socioculturais importantes, tais como: a terrível situação do sertanejo nordestino; o contraste nível de vida das diversas camadas da população brasileira; a decadência e pobreza de muitas regiões isoladas do interior etc.
1. Atividade
O aluno deverá:
1. Pesquisar sobre autor Euclides da Cunha ;
3. Biografia;
4. Sua importância no Pré-Modernismo;
3. Obras.
2. Atividade
Assistir ao Filme ‘Guerra de Canudos”.
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=P4OYhj7Io0E
Responder as questões ABAIXO.
Questões
1. Explique por que a figura do Conselheiro e o seu comportamento impressionaram os sertanejos?
2. Como a população supersticiosa e atrasada recebeu o Conselheiro?
3. Por que a reação dos sertanejos, segundo o autor, acabou por desenvolver ainda mais a loucura do Conselheiro?
4. Destaque a passagem que Euclides da Cunha quer mostrar como os sertanejos projetaram no Conselheiro seus ideais e desejos?
5. Por que o autor afirma que os sertanejos o remodelaram a sua imagem?
6. Por que o autor afirma que aquele dominador foi um títere?
7. Explique o conceito de determinista de que se serve o autor para analisar o processo de mistificação do Conselheiro por parte dos sertanejos?
Comments